Artesanatos feitos com amor,carinho,. Artesanatos feitos sobre materiais reciclados, e materiais novos, diversos modelos e trabalhos...
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários e decorativos, entre outras.
A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.
Receita da massa de papel machê
- Meio balde de papel picado;
- Água;
- Bacia e balde;
- Peneira ou escorredor;
- Liquidificador ou pilão;
- 200 g de cola branca;
- 2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
- 1 colher de sopa de gesso comum;
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 tampa de vinagre.
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.
Ingredientes
- Jornais
- Cola fria (branca)
- Recipiente
- Pincéis para dar o acabamento
Como fazer o papel machê
Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente.
- Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem.
- Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas, no mínimo.
- Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água, formando bolas que coloca no recipiente
- Adicione cola e forme uma massa, de preferência, compacta.
- Trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada. Poderá recorrer a moldes como pratos de louça velhos ou garrafas, mas também pode criar seus próprios moldes, utilizando jornal torcido. Pinte a sua peça a gosto.
Curiosidade: Os chineses, que inventaram o papel, foram os primeiros a utilizar a polpa do papel machê para moldar capacetes para a guerra. No século VIII, alguns deles foram capturados pelos árabes, durante a guerra contra a Pérsia, e como prisioneiros, ensinaram-lhes a arte de reciclar. Essa arte chegou até Marrocos, espalhando-se para a Europa, tendo sido os artesãos franceses, que iniciaram a sua utilização para fins artísticos.
Como funcionam os principais processos de reciclagem?
Os principais materiais recicláveis são o metal, o vidro, o plástico e o papel, mas os processos de reciclagem mudam conforme o material. Entenda como funciona cada processo de reciclagem.
Metais e papéis: nesses casos, a primeira etapa da reciclagem, a coleta seletiva, costuma ser feita por catadores. São eles que recolhem os restos nas ruas e vendem o material, já compactado e limpo, às empresas recicladoras. O processo de reaproveitamento do alumínio, o metal mais reciclado, consiste na retirada de impurezas (como areia, terra e metais ferrosos), na remoção das tintas e vernizes e, por fim, na fundição do metal. Num forno especial, ele se torna líquido, para ser, então, laminado – o combustível queimado nesta etapa pode provir do gás gerado nas fases anteriores. São essas chapas que são transformadas em novas latas.
Papel: assim que chega à indústria da reciclagem, é cortado em tiras e colocado num tanque de água quente, onde é mexido até que forme uma pasta de celulose. Na fase seguinte, drena-se a água e retiram-se as impurezas. O preparado é, então, despejado sobre uma tela de arame. A água passa e restam as fibras. O material é seco e prensado por pesados cilindros a vapor e alisados por rolos de ferro. Está pronto para ser enrolado em bobinas e ser papel de novo.
Plástico: a reciclagem pode ser feita de duas maneiras – com ou sem a separação das resinas. O primeiro processo é mais caro para os brasileiros, uma vez que requer equipamentos que não são fabricados no país. O resultado desta técnica é a chamada madeira plástica, usada na fabricação de bancos de jardim, tábuas e sarrafos. O outro processo, mais comum, inicia-se pela separação dos plásticos conforme sua densidade. Depois, são triturados até virarem flocos do tamanho de um grão de milho. Já lavados e secos, os flocos são vendidos às fábricas que confeccionam artefatos de plástico.
Vidro: a primeira etapa do processo de reciclagem é separá-lo conforme a cor – o incolor é o de melhor qualidade. Em seguida, o material é lavado e ocorre a retirada de impurezas, como restos de metais e plástico. Um triturador, então, transforma o vidro em cacos de tamanho homogêneo. Antes de serem fundidos, os pedaços são misturados com areia e pedra calcária. Sem que resfriem, recebem um jato de ar quente para tornarem-se mais resistentes. Estão, enfim, prontos para serem utilizados mais uma vez.
Os 10 maiores castelos do mundo
1 – Castelo Malbork - Polônia – 143 591²

O Castelo da Ordem Teutônica no Malbork é o maior castelo do mundo em superfície, e o maior edifício de tijolos da Europa. Foi construído na Prússia pelos Cavaleiros Teutônicos O castelo é um exemplo clássico de uma fortaleza medieval e. Foi concluído em 1406 e em 1997 a UNESCO designou como Património Mundial.
2 – Castelo Mehrangarh - India - 81 227²
Mehrangarh está localizado em Jodhpur, Rajasthan e é uma das maiores fortalezas da Índia. O forte está situado a 122 m acima da cidade, cercada por imponentes muralhas espessas. Dentro de seus limites há vários palácios conhecidos por seus entalhes e pátios amplos. O museu no forte Mehrangarh é um dos museus mais bem abastecidas em Rajasthan.
3 – Castelo de Praga – República Checa – 66 761²
Castelo de Praga foi onde os presidentes da Checoslováquia e da República Checa tiveram seus escritórios. O Castelo de Praga é o maior castelo do mundo, de acordo com os critérios do Guinness Book. Tem cerca de 570 metros de comprimento e uma média de cerca de 130 metros de largura.
4 – Castelo Windsor - Inglaterra – 54 835²
O Castelo de Windsor está localizado na cidade de Windsor, condado de Berkshire, na Inglaterra e tem a função de Palácio Real, juntamente com o Palácio de Buckingham, em Londres e o Palácio de Holyrood em Edimburgo. É nele que a monarquia britânica passa a maior parte dos finais de semana. É o maior castelo ocupado do mundo.
5 – Castelo Hohensalzburg - Áustria – 54 523²
Hohensalzburg é um castelo da Áustria, localizado na cidade de Salzburgo, no topo da montanha Festungsberg. Erguido a mando dos arcebispos de Salzburgo, possui um comprimento de 250 m e largura de 150 m, um dos maiores castelos medievais da Europa.
6 – Castelo Spis - Eslováquia - 49 485²
As ruínas do castelo Spis estão situadas no leste da Eslováquia e forma um dos maiores castelo da Europa Central. O castelo está situado acima da cidade de Spisske Podhradie e a vila de Zehra, na região conhecida como Spis. Ele foi incluído como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1993.
7 – Castelo Buda - Hungria - 44 674²
O Castelo Buda é o histórico castelo e complexo do palácio dos reis húngaros situado em Budapeste, Hungria. Foi concluído em 1265 na ponta sul de Castle Hill, delimitada a norte pelo que é conhecido como o bairro do Castelo. Foi declaradoPatrimónio Mundial em 1987.
8 – Castelo Himeji - Japão - 41 468²
O Castelo de Himeji é um castelo japonês situado em uma colina, em Himeji, Japão. O castelo é considerado como o melhor exemplo sobrevivente da arquitetura de castelo japonês. Foi concluído e remodelado entre 1581 e 1609. Atualmente é o castelo maior e mais visitado no Japão e foi registrado em 1993 como um dos primeiros Patrimónios Mundiais no país.
9 – Castelo Citade de Aleppo - Síria - 39 804²
A Cidadela é um grande palácio medieval fortificado, localizado no centro da antiga cidade de Aleppo, no norte da Síria. Ele é considerado como sendo um dos castelos maiores e mais antigos do mundo. Seu uso remonta pelo menos até o meio do terceiro milênio antes de Cristo. Um trabalho de conservação extensa ocorreu na década de 2000. Foi incluído na UNESCO como Património Mundial em 1986.
10 – Castelo de Edinburgo - Escócia - 35 737²
O Castelo de Edimburgo é uma antiga fortaleza que domina a cidade de Edimburgo, na Escócia, a partir da sua posição no topo de Castle Rock (Rochedo do Castelo). Trata-se de um dos mais importantes castelos do país, sendo a segunda atração turística mais visitada na Escócia, recebendo anualmente cerca de um milhão de pessoas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)